Registros fotográficos mostram funcionários da empresa Cortez, trabalhando na tarde da ultimas quinta-feira (19), sobre forte chuva na área central do município de Rosário. A empresa é responsável por realizar modificações em logradouro públicos e bloqueio de vias, para se adequar a largura e comprimento exigidos para a trafegabilidade de carretas que transportaram grandes equipamentos até a base do sistema eólico no município de Paulino Neves, na região dos lençóis maranhense.

x

Na primeira imagem – mostra os trabalhadores descumprindo as normas de segurança exigida pelo ministério do trabalho em todo país. No local não havia Técnico de Segurança do Trabalho, profissional responsável pela fiscalização e comprimento das NR’s (normas regulamentadoras), regras que guia o trabalhador durante um atividade.

Além de não utilizarem os EPI’s (equipamentos de proteção individual), como óculos e até capacete (como mostra na imagem), os colaboradores não faziam uso de capa para chuva e nem plástica (7 léguas) para proteção. Os principais materiais de trabalho eram, alavancas, picaretas e outros instrumentos derivados do ferro, que é um ótimo condutor de energia e descarga (raio).

x1

Na segunda imagem – os colaboradores passam a escavar com a alavanca um buraco em área aberta e vulnerável a raios devido o tempo chuvoso, mesmo assim o trabalho continuou. A atividade executado pelos trabalhadores em boa parte do tempo foi observado de perto por responsáveis que integram a equipe da obra.

x2

Na terceira imagem – e mais preocupantes, os trabalhadores manuseiam um equipamento elétrico, conhecido martelete, que mesmo debaixo de chuva foi utilizado sem nenhum precaução para abir um buraco no asfalto. O trabalho foi realizado, o transito modificado e os trabalhadores a risco a risco até o fim da tarde chuvosa.

Leave A Reply