662102-970x600-1

Em ofício enviado ao presidente Michel Temer nesta segunda-feira (9), a governadora de Roraima Suely Campos (PP) reconheceu que o governo não pode “garantir a integridade física” dos presidiários de “forma plena”. Por isso, solicita “em caráter de urgência” maior auxílio financeiro para financiar construções em duas penitenciárias do Estado.

Na carta, a governadora também pediu a transferência de oito detentos de Roraima para presídios federais em outras partes do país. Conforme o ofício, esses oito “foram identificados como líderes de facções criminosas” e a transferência seria necessária para “mitigar os conflitos internos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo”, na qual 33 detentos foram chacinados na última sexta-feira (6).

Suely Campos voltou a pedir a Temer o envio de cem homens da Força Nacional para auxiliar a Policia Militar na segurança do presídio.

A governadora também solicitou “o envio da Força de Intervenção Penitenciária Integrada [ligada ao Depen], a qual atuou recentemente na retomada do controle do sistema prisional do Estado do Ceará”. Após o massacre em Manaus, o governo do Amazonas também pediu ajuda desta força ao governo federal.

O Estado solicitou ainda cerca de R$ 10 milhões para construir mais vagas no sistema carcerário.

Leave A Reply