O tremor de terra registrado por volta de 09h45min no Maranhão em São Luís, foi também sentido nos municípios de Icatú e Axixá na região do munim. Segundo informações de moradores dos município o abalo da terra deixou muita gentes em panico na cidade Axixá.
— Do nada – quando sentimos em baixo dos pés , janela de vidro tremendo parecia que ia sacar – parecia trovão — relatou um morador com exclusividade a Diário de Rosário.
Houve ainda relatos ainda não confirmados da queda de duas residencias, devido ao tremor de magnitude 4.6 confirmados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Apesar das informações o serviço de segurança publica da região não registrou nenhuma ocorrência desse tipo em Axixá.
Em Icatú na costa marítima a policia registrou um residencia que teve sua estrutura abalada com aparecimento de rachaduras pelas paredes no bairro Baiacuí.
Segundo especialista a ilha de São Luís até próximo ao município de Icatu é recortada na faixa norte por falha geológica profunda no setor de praias que vai desde o proto de Itaqui até a ilha de Curupu. Quando acontece esse evento as rochas sofrem cedimento de cerca de 1 a 2 centímetros, especialista informam que novos tremores secundários podem acontecer nos próximos dias.
O tremor teria inicio no Chile e foi registrado de 7.7 pontos na escala Richter no sul do Chile. A informação foi confirmada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. De acordo com o relatório, o epicentro ocorreu a cerca de 40 quilômetros de Quellón, na Ilha de Chiloé. (Da redação/Diário de Rosário)