Parece milagre. Em apenas uma sessão, dores crônicas na coluna, enxaqueca e túnel do carpo — só para citar algumas das indicações do Atlasprofilax — desaparecem com a técnica que chegou ao Brasil há dois anos. Apenas cinco profissionais brasileiros estão habilitados para aplicar a terapia de origem suíça.
Três deles estão em Belo Horizonte, um em Governador Valadares (MG) e outro na Bahia. Apesar de recente, o procedimento coleciona alguns depoimentos positivos, como o da médica Ethel Faria Costa Santiago, 51 anos. “Recebi um folder, achei interessante e fui pesquisar na internet. Li vários relatos em inglês e espanhol com respostas positivas para a solução da lombalgia e da enxaqueca. Tenho enxaqueca crônica e passei por vários tratamentos que não funcionaram. Fiz o procedimento em junho de 2015 e, desde então, não tive mais crise”, afirma a pediatra e gastroenterologista infantil.
Entre 1993 e 1996, o quiropraxista e vitalogista René-Claudius Shümperli descobriu que a maioria dos seres humanos tem desvio do atlas, nome da primeira vértebra da coluna vertebral, responsável pela sustentação e distribuição de todo o peso da cabeça — que varia entre quatro e seis quilos — e pela distribuição do peso do corpo entre as 32 vértebras da coluna. O atlas atua como ponte entre a cabeça e o corpo e, por ele ou próximo a ele, passam a artéria intervertebral, o nervo vago e a veia jugular.
“O atlas desalinhado provoca escoliose, distribui o peso do corpo de forma errada e interfere na parte circulatória, sempre sobrecarregando um lado do corpo. Coluna reta é sinônimo de saúde e harmonia”, afirma o fisioterapeuta e quiropraxista Ricardo Fonseca. Entre os sintomas do atlas desalinhado, estão dores de cabeça e na coluna, insônia, hérnia de disco, escoliose, perna curta funcional, dores no joelho, dormência nas mãos, bruxismo e fadiga crônica. Além disso, a disfunção dessa vértebra pode provocar rotação da pelve e alteração da postura global.
A posição errada do atlas sobrecarrega as articulações e ocasiona problemas mecânicos e de desequilíbrio do corpo. Além disso, esse desalinhamento prejudica a circulação cerebral e altera o sistema digestório. Entre as causas para o desalinhamento, estão as alterações genéticas, a má acomodação do bebê no útero, partos com uso de fórceps, o efeito chicote em acidentes de trânsito e quedas e golpes nas costas, sobre as nádegas e na cabeça.
Massagem neuromuscular
A abordagem do Atlasprofilax não atua diretamente na vértebra, mas na musculatura curta da nuca por meio de uma massagem neuromuscular com o uso de um aparelho que desencadeia vibrações nessa região. Assim, as contraturas existentes ficam atenuadas e dão liberdade ao atlas para voltar à posição original. Não há torções ou estalos de vértebras. (Por Valéria Mendes)