image-1

Londres, Reino Unido. Um britânico pode se tornar uma das primeiras pessoas no mundo a ser curada do HIV, como resultado de uma nova terapia que está sendo testada por um time de cientistas de cinco universidades do Reino Unido. O paciente, de 44 anos, não teve a identidade revelada. Ele faz parte de um grupo com 50 voluntários e, de acordo com os pesquisadores, a presença do vírus é completamente indetectável em seu sangue.

“Essa é a primeira tentativa de uma cura total para o HIV”, disse Mark Samuels, diretor do National Institute for Health Research, em entrevista ao “Sunday Times”. “Nós estamos explorando a possibilidade real de curar o HIV. Esse é um grande desafio, e ainda estamos no início, mas o progresso tem sido notável”, completou.

Os primeiros resultados devem ser publicados em 2018.

Atualmente, as terapias antirretrovirais são capazes de impedir a multiplicação do vírus, mas não erradicá-lo, por isso as fortes medicações devem ser tomadas para o resto da vida. Os tratamentos são capazes de tornar o HIV indetectável no sangue, como no paciente britânico, mas o vírus continua em estado dormente. Esse é o alvo da terapia em teste.

Na primeira fase, os participantes recebem uma vacina que ajuda o corpo a reconhecer células infectadas. Depois, uma nova droga, Vorinostat, ativa as células com o vírus dormente, para que possam ser identificadas pelo sistema imunológico.

A única pessoa no mundo considerada curada do HIV é o norte-americano Timothy Ray Brown. Ele recebeu o transplante de medula óssea, com células tronco de um doador que possuía resistência natural a infecções pelo vírus.

Leave A Reply