x

A rodada de número 28 do Brasileirão acontecerá neste final de semana. Pouco tempo depois, nos dias 5 a 9 de outubro, será a rodada 29. Com essa programação a CBF não cumprirá o que ficou acordado com os clubes sobre a suspensão do Brasileiro no mesmo período em que acontecem as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Promessa

Em ofício encaminhado aos clubes em agosto do ano passado, a entidade admitiu a paralisação da competição de pontos corridos durante as eliminatórias. “Um desejo de clubes, torcedores e analistas de todo o país será realizado em 2016. Quando a Seleção Brasileira estiver em campo pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, o Brasileirão vai parar”, anunciava o documento que ainda trazia comentários sobre a valorização da competição. “De acordo com o presidente Marco Polo Del Nero, a pausa na agenda dos clubes da Série A para os jogos das Eliminatórias valoriza a principal competição realizada no país e a própria Seleção Brasileira, cria um tempo extra para treinamentos dos times e fortalece ainda mais o Brasileirão, o campeonato nacional mais equilibrado do mundo”, apontava.

Cumprimento

No mês de setembro, entre os dias 1º e 6, o acordo foi respeitado. Mas, dessa vez, não será. Pouco mais de um mês depois, a 29ª rodada acontecerá durante os compromissos da seleção em Natal (enfrenta a Bolívia) e em Mérida (Venezuela).

Uma mudança no calendário ocorrida no mês de agosto, mudou todo o esquema do Brasileirão. A 20ª rodada que deveria acontecer no dia 10 daquele mês foi transferida para os dias 13 e 14. Todas as rodadas, até a 30ª, foram afetadas pela mudança, sofrendo atraso no calendário.

Consequências

As modificações alteraram jogos de Palmeiras e Flamengo, por exemplo. Em vez de enfrentarem América e Santa Cruz no dia 5, vão confrontar os adversários no dia 9. A mudança tira as partidas do meio para o final da semana.

O Atlético é que ficou mais prejudicado na história. Com cinco desfalques, terá de enfrentar o Corinthians na data marcada mesmo, dia 5. O time mineiro bem que tentou adiar para uma outra ocasião a ser definida, mas a CBF não permitiu por falta de datas.

Leave A Reply