A velocidade da internet nos celulares brasileiros nas redes 3G e 4G é lenta, indica um estudo da consultoria OpenSignal. Navegamos a uma velocidade média de 7,43 Megabytes por segundo (Mbps), o que faz o Brasil ocupar a 57ª posição de um ranking com 95 países.

O levantamento nos coloca atrás de potências como Coreia do Sul (41,34 Mbps) e Singapura (31,19). Também perdemos para nossos pares da América do Sul: Uruguai, Chile, Colômbia e Peru. A velocidade média medida pela OpenSignal foi de 8,5 Mbps.

A velocidade da internet analisada no relatório também considera a disponibilidade de rede de internet rápida. No Brasil, 75,23% dos acessos medidos foram feitos em internet 3G e 4G. Nos outros casos, havia apenas a tecnologia 2G para transferência de dados. Neste caso, o desempenho do país foi equivalente ao da grande maioria da amostra, segundo a OpenSignal. Apenas 23 países permitiram conexão em rede 3G ou superior em mais de 90% das medições, informou a empresa em seu relatório.

A OpenSignal mediu as conexões em redes 3G ou de velocidade superior a partir de pessoas que têm o aplicativo da empresa instalado em seus celulares. Foram coletados dados de 822,6 mil usuários de 1º de maio a 23 de julho deste ano.

WI-FI. A empresa também mediu o percentual de tempo que os usuários de celulares usaram a internet conectados a redes wi-fi. Os brasileiros ocupam a 12ª posição no ranking, com 58,55% do tempo conectados nessas redes.

A Holanda é a primeira colocada, com 70% do tempo no wi-fi. Segundo a OpenSignal, os fatores que explicam por que usuários buscam redes wi-fi são custo e oferta de internet banda larga e de pacotes de dados para celular, a existência de redes de internet públicas e, ainda, hábitos culturais.