image (1)

A nova temporada de “Malhação” (Globo) – batizada como “Pro Dia Nascer Feliz” – tem estreia programada para 22 de agosto.

E o início da novela mostrará cenas gravadas no Ceará, onde a protagonista, Joana, interpretada por Aline Dias, vive antes de se mudar para o Rio de Janeiro. “É uma personagem solar, alegre e pé no chão”, define Aline Dias.

É a primeira vez que uma atriz negra interpreta o papel principal na novela adolescente, exibida há 21 anos. “Esse marco de ser a primeira protagonista negra torna tudo ainda mais especial para mim. Acho importante falar disso”, avalia a atriz, que participou de “Sangue Bom” (2013) e do seriado “Sexo e as Negas” (2014).

O autor da trama, Emanuel Jacobina, diz que, no início, não havia a intenção de que Joana fosse vivida necessariamente por uma atriz negra, mas que, após ver os testes de Aline, teve certeza de que ela era perfeita para o papel. “Percebi que existia uma grande oportunidade de discutir a questão do preconceito no Brasil”.

Na trama, Joana vai para o Rio após se desentender com o padrasto. “Ela sai do Ceará em busca de sua identidade familiar e também das oportunidades que uma cidade grande pode oferecer. Por onde ela passa, vai agregando pessoas à própria história”, adianta Jacobina.

Antes de emplacar como atriz, a jovem foi recepcionista e atendente de telemarketing. “Sempre esperei uma oportunidade de mostrar meu trabalho e vou me concentrar nisso agora”, conta ela, sem medo de eventuais críticas. “Sei que isso sempre vai existir. Espero transformá-las em algo bom”.