Um caminhão atropxelou na noite desta quinta-feira uma multidão na cidade francesa de Nice.

O episódio, considerado um ataque pelas autoridades francesas, aconteceu durante uma festa com queima de fogos em comemoração ao Dia da Bastilha, celebrado no dia 14 de julho.

O prefeito da cidade afirmou que há dezenas de mortos e a polícia fala em 73 vítimas fatais — após o prefeito local ter confirmado ao menos 60 mortes. O motorista foi morto a tiros, segundo o Ministério do Interior, e a polícia investiga se ele agiu sozinho.

As causas do ataque não foram definidas ainda, mas testemunhas afirmam que o motorista sabia o que estava fazendo. Ele teria acelerado propositadamente sobre a multidão e, em seguida, começado a atirar, segundo uma das testemunhas.

O Ministério do Interior confirmou que o motorista do caminhão foi neutralizado no local. Agora, investigadores tentam descobrir se ele agiu sozinho ou não. O ataque atingiu uma multidão que se reuniu para participar da festa nacional da Queda da Bastilha e ver a queima de fogos no Passeio dos Ingleses, um local muito procurado por turistas, às margens do Mar Mediterrâneo.

— Era uma carnificina — disse ele. — Corpos por todo lado.

Segundo o jornal “Le Figaro”, várias armas, fuzis e granadas foram encontradas no interior do caminhão. Uma fonte disse ao jornal que estes são indícios de um ato terrorista premeditado.


O primeiro alerta veio do prefeito de Nice, Christian Estrosi. O presidente francês, François Hollande, que estava em Avignon, voltou a Paris para chefiar a célula de crise montada no ministério do Interior na madrugada de quinta para sexta-feira.

“O motorista de um caminhão parece ter feito dezenas de mortos. Fiquem em casa por enquanto. Mais informações em breve”, escreveu Estrosi em seu Twitter.

Nas redes sociais, mais testemunhas relatam um cenário de caos com muitos feridos e corpos espalhados. Centenas de pessoas fugiram do local, enquanto outras estão abrigadas em um restaurante e equipes de resgate trabalham no local.

— As pessoas correm em pânico. Ele (o motorista) subiu na rua e expulsou a todos — explicou um jornalista do local “Nice Matin”, que está no local, à imprensa francesa. — Há muito sangue e sem dúvida muitos feridos.

A televisão local relata que houve troca de tiros entre a polícia e as pessoas dentro do caminhão, que avançou sobre a multidão por volta das 22h30 (horário local). Autoridades pedem que os moradores locais permaneçam em casa, e um cerco policial já havia fechado o local por volta das 23h20. (Fonte: Globo.com)

Leave A Reply