Bombeiros salvaram um menino recém-nascido, após ele se engasgar na tarde desta terça-feira (13) em Chapadinha, a 245 km de São Luís. O caso aconteceu no bairro Terras Duras e o resgate foi feito pela guarnição da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ª CIBM). Não foi informada as causas da obstrução das vias aéreas da criança.

Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo telefone enquanto se deslocavam, a guarnição entrou em contato com a família e prestou as primeiras orientações para que eles pudessem iniciar as manobras de desobstrução antes da chegada dos bombeiros.

Apesar das tentativas da família, quando os militares chegaram ao local constataram que o recém-nascido estava cianótico (pele azulada). Foi quando o sargento Albany realizou o atendimento e conseguiu desobstruir as vias aéreas do bebê.

O recém-nascido foi entregue aos pais, que foram orientados para procurarem o hospital para uma avaliação médica da criança. Na oportunidade, os militares ainda aproveitaram para ensinar a manobra de desobstrução de vias aéreas para os familiares.

OVACE

A OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho), mais conhecida por engasgamento ou sufocação é uma das maiores responsáveis pela mortalidade infantil, ocupando o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no Brasil e sendo a primeira causa com crianças com até um ano de idade. (Fonte: G1MA)

Comments are closed.