Reduzir acidentes envolvendo crianças que residem em comunidades localizadas próximas às rodovias federais é um dos objetivos do projeto itinerante Galera do DNIT que, após passar por vários estados, chegou ao Maranhão na última semana.

Com a coordenação da pedagoga Kenya Estrela, do DNIT Sede, e a participação da equipe do Setor de Operações da SRMA, a ação foi realizada dia 26 de outubro na Unidade Básica de Ensino Evandro Bessa (Bairro Estiva) e na Unidade Básica de Ensino Artur Nabatino Gonçalves de Azevedo (Bairro Pedrinhas), em São Luís.  Dia 27 de outubro foi a vez da Escola Municipal José Faustino da Costa, no Povoado Centrinho, zona rural de Santa Rita, receber o projeto.  Ao todo foram atendidos 400 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Foram dois dias de muitas atividades educativas. Houve palestra interativa sobre noções básicas de educação para o trânsito, onde as crianças conheceram o risco a que estão expostas e foram estimuladas a adotar um comportamento seguro no trânsito, com atenção às placas de sinalização e sinais de trânsito. Os conhecimentos adquiridos na palestra foram vivenciados na prática. Os alunos brincaram com jogos lúdicos e percorreram um circuito de trânsito, no papel de ciclistas e pedestres, aprendendo diversas situações de segurança e comportamento de risco a serem evitados.

Éli de Fátima da Silva, aluna do 3º ano Escola Municipal José Faustino da Costa, que atravessa todos os dias a rodovia BR 135/MA (km 66, povoado Centrinho) para ir à escola, conta o que aprendeu. “Conheci as placas de sinalização, os sinais de trânsito, aprendi fazer o sinal de vida e que devo atravessar sempre acompanhada de um adulto. Devo olhar para os dois lados e só atravessar quando os carros pararem”

“Essa iniciativa do DNIT foi muito importante para a comunidade de Centrinho, pois nossa escola fica à margem da BR 135/MA, onde o tráfego de veículos é intenso. Trouxe para os alunos, e para todos nós da escola, conhecimentos básicos em relação à sinalização e aos cuidados que devemos ter no trânsito para evitar acidentes”, relata Gisele Vieira de Oliveira, gestora da Escola Municipal José Faustino da Costa.

Lusandro Cunha Rodrigues, chefe do Setor de Operações da SRMA, explica que a efetiva participação dos alunos nos jogos e brincadeiras e a interação com a equipe do DNIT contribuiu para a fixação do que aprenderam na palestra. “Foi gratificante perceber que, em meio à carência dessas crianças, o tema trânsito tenha despertado grande interesse. Saímos com certeza de que, mais do que multiplicadores das informações que transmitimos, deixamos pequenos cidadãos conscientes de que devem manter um comportamento seguro no trânsito, seja como pedestres, ciclistas ou passageiros. ”, completa.

Na avaliação da pedagoga Kenya Estrela a ação no Maranhão foi muito proveitosa, com engajamento e participação da equipe do Setor de Operações da SRMA, que abraçou o projeto, não só na organização local da ação, mas também na execução das atividades nas escolas, na interação com as crianças. A participação do corpo docente e funcionários das escolas também contribuiu para o sucesso da ação. “O objetivo do projeto Galera do DNIT, de levar conhecimento para as crianças, ensinando noções básicas de educação e segurança para o trânsito foi alcançado”, ressalta.

Leave A Reply