Projeto beneficia estudantes e comunidade e desenvolve atividades práticas de campo e em sala de aula

Por Cely Oliveira

 ‘Alimentar-se bem para crescer com saúde’. Este é o nome do projeto que está sendo desenvolvido na Unidade Integrada Dorotéia Queiroz e na Unidade de Ensino Brilho do Sol, uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Rosário.

O ‘Alimentar-se bem para crescer com saúde’ foi desenvolvido pelas gestoras escolares Ana Clara dos Santos Moreira e Ildenira Cantanhede de Brito, diretoras Administrativa e Pedagógica, respectivamente. Além delas, participa do projeto a nutricionista escolar, Liliane Rodrigues.

O Projeto foi criado em agosto deste ano, com o objetivo de identificar e diferenciar os diversos tipos de alimentos e sua importância para a saúde.

Trata-se de uma iniciativa extremamente importante, pois irá propiciar ao aluno a oportunidade de desenvolver bons hábitos alimentares, valorizando os alimentos naturais — destaca a prefeita Irlahi Moraes (PMDB).

Segundo a diretora Administrativa, Ana Clara dos Santos Moreira, o ‘Alimentar-se Bem’ foi elaborado a partir de uma pesquisa feita no ambiente escolar.

Foi quando detectamos que a maioria dos alunos se alimentavam de forma inadequada não valorizando o lanche da escola — afirma.

O ‘Alimentar-se bem para crescer com saúde’ beneficia 321 estudantes, sendo 123 da UI Dorotéia Queiroz e 198 da UE Brilho do Sol. É  composto por diversas atividades, tais como palestras sobre nutrição; confecção de livros de receitas e outros temas; visita a supermercados e ao sacolão da cidade; aulas-passeio, para o desenvolvimento de atividades de campo; apresentação de gráfico de alimentos que fazem parte da lista de preferência dos estudantes e atividades envolvendo a família, dentre as quais está um jogo em que as crianças são desafiadas a comer saladas, frutas e sucos naturais que elas dizem não gostar.

E tem dado muito certo. Os pais, inclusive, tiram fotos e postam no grupo da escola como prova de que o desafio foi realizado — conta a diretora Pedagógica, Ildenira Cantanhede de Brito.

Há, ainda, um dia específico, todas as semanas, para o lanche saudável, quando estão vetados os alimentos industrializados. Para dar suporte a esta e às demais ações, o Projeto consta, também, das etapas de preparação para o plantio de verduras e legumes em materiais recicláveis.

Quando pensamos no projeto tentamos incluir nele todas as atividades relacionadas à alimentação saudável, daí o cultivo de vegetais fazer parte de nosso cronograma — justifica a nutricionista Liliane Rodrigues.

Além disso, o ‘Alimentar-se bem para crescer com saúde’ desenvolve ação social com a presença da equipe de saúde e aula de culinária para comunidade. “Queremos levar os benefícios a toda a população”, finaliza Ana Clara dos Santos Moreira.

Leave A Reply