O Brasil mais uma vez jogou mal e deixou pontos importantes pelo caminho na disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2026. Jogando no Defensores del Chaco, na noite desta terça-feira (10), a Seleção Brasileira foi derrotada pelo Paraguai por 1 a 0 e conheceu sua quarta derrota nas Eliminatórias para o próximo torneio mundial. Em oito jogos na competição, o Brasil soma apenas 10 pontos e ocupa a quinta colocação. As seis primeiras seleções se classificam para a Copa de 2026.
Dorival mexeu no ataque da equipe em relação ao último desafio brasileiro, diante do Equador. O técnico optou por Endrick na vaga de Luiz Henrique e a escolha não surtiu efeito. Melhor nos primeiros minutos de jogo, a seleção paraguaia não demorou muito para abrir o placar.
Após boa jogada pela esquerda, o atleticano Junior Alonso cruzou para área e a zaga brasileira afastou mal com Bruno Magalhães. Na sobra, a bola ficou com Diego Gómez, que limpou a marcação de Bruno Guimarães e bateu de três dedos, de fora da área, para abrir o placar.
A primeira etapa terminou com as duas equipes reclamando das marcações do árbitro Andrés Matonte, mas sem grandes chances criadas pelas duas equipes. No segundo tempo o técnico Dorival Junior colocou o Brasil mais à frente. Os atacantes Luiz Henrique e João Pedro foram acionados pelo comandante brasileiro para as vagas de Bruno Guimarães e Endrick.
Logo na primeira participação João Pedro deixou o Rodrygo na cara do gol defendido por Gatito Fernandez. O camisa 10 perdeu boa chance de empatar a partida. O Brasil seguiu pressionando os donos da casa em busca do gol de empate. Arana, Luiz Henrique e Vini Júnior perderam outras oportunidades.
Nos contra-ataques o Paraguai também mostrou sua força e quase ampliou com Sosa. Já desesperado para evitar sua primeira derrota no comando da seleção, Dorival chamou Gerson e Lucas Moura no banco de reservas. As mexidas também não surtiram efeito e o placar seguiu até o apito final de Andrés Matonte.
Na próxima rodada, que será disputada em outubro, o Brasil encara o Chile, penúltimo colocado das Eliminatórias, fora de casa. Já o Paraguai, que subiu para a sétima colocação, enfrenta o Equador, também na condição de visitante.