O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quarta-feira (14) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. O Ideb foi criado pelo Inep em 2007 e reúne em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Em Axixá, município administrado pela prefeita Sonia Campos, registrou desempenho de 6.3, ficando em primeiro lugar na região do Munim, Lençóis Maranhenses e Região Metropolitana de São Luís.
O destaque maior para Educação axixaense foi marcado no desempenho de 5.6, deixando o município em primeiro lugar na região do Munim, Lençóis Maranhenses e Região Metropolitana de São Luís, e o terceiro em todo Estado do Maranhão, a frente de de 210 municípios, nas séries iniciais do ensino fundamental.
“Os números (do Ideb) evidenciam que estamos no caminho certo em relação as políticas públicas de Educação. Pensamos sempre na melhoria educacional em todos os aspectos, desde a estrutura física com reformas, ampliações e construções de novas escolas até a capacitação dos nossos educadores, sempre enfatizando a qualidade de ensino”, afirmou a prefeita Sonia Campos.