Flamengo e Athletico-PR disputam neste sábado (29) a grande final da Libertadores de 2022, no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, com transmissão exclusiva do SBT para a TV aberta a partir das 14h45. Além da incomparável Glória Eterna, o Rubro-Negro carioca pode chegar a um feito só alcançado no Brasil por Santos e Corinthians: ser campeão invicto do torneio continental.

Em 1963, logo após vencer a edição do ano anterior, o Peixe entrou nas semifinais da competição e encarou o Botafogo pela Chave B, em dois jogos. No Pacaembu, os times empataram em 1 a 1, mas no Maracanã, o Fogão não conseguiu parar Pelé, que fez três dos quatro gols da partida: 4 a 0 Santos.

Nas finais, o Alvinegro Praiano venceu o Boca Juniors nos dois jogos: 3 a 2 na ida, no Maracanã, e 2 a 1 na volta, em La Bombonera. Só depois de 49 anos que um outro clube brasileiro conseguiu vencer a Libertadores sem registrar derrotas, o Corinthians, em 2012, com oito vitórias e seis empates em 14 jogos.

Na fase de grupos, o Timão foi o primeiro colocado da chave que tinha Cruz Azul-MEX, Nacional-PAR e Deportivo Táchira-VEN, com a segunda melhor colocação geral, o que conferiu à equipe o direito de jogar todas as partidas de volta em casa, assim como o Flamengo neste ano. O caminho até o êxito diante do Boca Juniors na final foi de vitórias sobre Emelec-EQU, Vasco e Santos.

Outras equipes sul-americanas também conseguiram vencer a Libertadores de maneira invicta. Peñarol, em 1960, com três vitórias e quatro empates em sete jogos; Independiente, em 1964 – (5V e 2E em 7J); Estudiantes, em 1969 e 1970 – (4V em 4J e 3V e 1E em 4J, respectivamente); e Boca Junior, em 1978 – (4V e 2E em 6J).

O Flamengo pode se juntar ao Corinthians como as únicas equipes a conseguirem o feito no século XXI, já que, obrigatóriamente, o Rubro-Negro deve vencer ou empatar a partida (e vencer nos pênaltis) para ser campeão. Relembre abaixo todos os jogos da campanha do Mengão até a final da Libertadores de 2022.

Fase de Grupos 
Sporting Cristal 0 x 2 Flamengo (1ª rodada)
Flamengo 3 x 1 Talleres (2ª rodada)
Universidad Católica 2 x 3 Flamengo (3ª rodada)
Talleres 2 x 2 Flamengo (4ª rodada)
Flamengo 3 x 0 Universidad Católica (5ª rodada)
Flamengo 2 x 1 Sporting Cristal (6ª rodada)

Oitavas de final 
Tolima 0 x 1 Flamengo (ida)
Flamengo 7 x 1 Tolima (volta)

Quartas de Final 
Corinthians 0 x 2 Flamengo (ida)
Flamengo 1 x 0 Corinthians (volta)

Semifinal 
Vélez Sarsfield 0 x 4 Flamengo (ida)
Flamengo 2 x 1 Vélez Sarsfield (volta)

Comments are closed.