A Deputada Detinha participou na noite desta quinta-feira (5), no Palácio dos Leões, do ato de liberação das emendas parlamentares de R$ 4,2 milhões destinadas à Fundação Antônio Dino, instituição mantenedora do Hospital Aldenora Bello, referência no tratamento oncológico no estado. Detinha juntamente com mais 41 deputados destinaram cada um R$ 100 mil à instituição, com o objetivo de retomar os serviços suspensos e normalizar as atividades. A unidade de saúde havia deixado de oferecer serviços essenciais aos pacientes em tratamento de câncer por conta da crise financeira.
O valor foi garantido após reunião articulada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), com outros parlamentares, representantes do hospital e da Secretaria de Estado da Saúde. A iniciativa resultou na elaboração de uma carta-compromisso dos 42 deputados.

“Nós, deputados estaduais, destinamos 100 mil das nossas emendas parlamentares para o Hospital Aldenora Bello, totalizando 4 milhões e 200 mil, para ajudar a superar a crise por falta de recursos financeiros que a fundação vem passado. Me sinto feliz e realizada em contribuir com o hospital que é pioneiro no tratamento do câncer do Maranhão e atualmente é o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no Estado.” destacou Detinha.