A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) ingressou na justiça contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para que ele preste esclarecimentos sobre as acusações feitas contra as universidades federais.
A Andifes ingressou com uma interpelação judicial, na última quarta-feira (04), requerindo que Weintraub se retrate de suas declarações sobre plantação de maconha e produção de drogas em laboratório, nas universidades ou que o ministro apresente provas que embasem suas afirmações.
A medida, protocolada na 9ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, possui como base declarações de Weintraub durante uma entrevista ao “Jornal da Cidade” e publicações do ministro no Twitter. Ontem, a Comissão de Educação da Câmara convocou o dirigente do MEC para esclarecer as acusações.
O documento cita publicações do ministro no Twitter relacionando a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) à produção de drogas e defende que Weintraub não publicizou, no entanto, todos os fatos.
“Em sua entrevista, o Senhor ministro aparentemente buscou apontar fatos para detratar e ofender perante a opinião pública as universidades federais e seus Reitores, mimetizando-as com organizações criminosas relacionadas ao tráfico de substâncias ilícitas”, diz a interpelação judicial movida pelos reitores.

Leave A Reply