O Programa prevê, no âmbito da Segurança Pública, ações de promoção do bem estar da população através da efetivação de uma polícia de proximidade. No âmbito social, o Pacto prevê ações de prevenção social voltadas para a população de áreas identificadas como críticas em termos de criminalidade, de modo a reafirmar direitos e dar acesso a serviços públicos essenciais.
O Pacto Pela Paz prevê a ampliação do efetivo policial, a valorização a carreira policial, a capacitação permanente dos agentes de segurança pública na filosofia de polícia de proximidade e o emparelhamento das unidades policiais seja civil ou militar.

“Não existe tranqüilidade para um povo se não houver segurança, não existe turismo se não houver segurança. Por esse motivo trouxemos uma companhia da policia militar, onde foi possível instalar o projeto UTC na cidade de Morros, que foi um grande sucesso e gerou muita segurança e confiança para o povo.” – disse o Prefeito Sidrack Feitosa.
O objetivo do programa Pacto pela Paz se alcança em estreitar o relacionamento com a segurança pública. O que tem permitido ultrapassar barreiras no desempenho policial maranhense e tem inserido a sociedade civil no esforço de reduzir a criminalidade.
O engajamento entre a polícia e demais órgãos representados, se articulam as demais secretarias, a defensoria pública e todo o poder estatal, é uma definição mais construtiva do Pacto Pela Paz. Ao concretizar todas as etapas da palestra, foi criado o Conselho Comunitário pela Paz do Município, com a participação de toda a comunidade.

Leave A Reply