Como utilizar ferramentas inovadoras para melhorar serviços, ofertar produtos diferenciados e permanecer em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador? Como utilizar os ecossistemas de inovação disponíveis para maximizar a produção e lucratividade empresariais? As respostas e insights serão dados por mais de 300 especialistas durante a programação extensa da primeira edição do Innovation Summit Brasil 2019 e a segunda do Startup Summit 2019, que acontecem durante toda esta semana no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis (SC).
Do Maranhão, 22 empresários integram a caravana estadual para os dois eventos, onde buscam conhecimento, troca de experiências e network.  No grupo, estão empresários participantes dos projetos de Atendimento, Mulher de Negócios, Comércio Brasil, Turismo e Desenvolvimento e Fortalecimento de Startups executados pelo Sebrae nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Rosário, Axixá, Barreirinhas, Tutóia e Pedreiras. Na caravana, seguiram, também, sete analistas da instituição que aproveitam os eventos para conhecer mais ferramentas inovadoras utilizadas no Brasil e no mundo para melhorar a competitividade empresarial.
“Estamos com grandes expectativas quanto a participação dos empresários e de nossa equipe técnica nesses eventos que trazem temáticas significativas e importantes para empresas que buscam a sustentabilidade no mercado contemporâneo. A inovação precisa fazer parte do dia a dia do empreendedor para que consiga projetar sua empresa no futuro. Sem inovar qualquer empresa está fadada a fechar as portas. O Sebrae trabalha justamente na direção oposta e vemos na inovação uma ferramenta indispensável de competitividade, lucratividade e sustentabilidade empresarial”, destaca o diretor técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho de Andrade que está em Florianópolis com os empresários maranhenses.
Innovation Summit
Se propondo a ser o maior evento do segmento de inovação da América Latina – o Innovation Summit Brasil 2019, realizado desta segunda até a quarta-feira (12 a 14), traz como ponto central discussões sobre “Ecossistemas de Inovação: criativos, conectados e competitivos”. Mais de duas mil pessoas de todo o país estão refletindo sobre a temática por meio de palestras, conferências, plenárias, fóruns e wokshops de 88 especialistas que vão se reversar durante a programação.
O Innovation Summit Brasil 2019 é realizado pela Rede Nacional de Associações de Inovação e Investimentos (RNAII), Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Associação Brasileira de Startups (ABstartup), Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Abvcap), Anjos do Brasil, Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). A correalização é assinada pelo Sebrae.
“A expectativa realmente é grande para esse evento, pois penso no crescimento contínuo. O meu ramo de negócio era apenas venda de móveis e eletrodomésticos multimarcas. Mas hoje estamos com um braço na fabricação de móveis projetados e, também, venda de vidros e acessórios. É um desafio de gestão, mas estamos equilibrando bem as empresas e sempre apontando para o futuro. Nesse evento quero mesmo fazer uma imersão e aproveitar a oportunidade para ficar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo quanto a modelos, ferramentas e estratégias de inovação empresarial”, aponta o empresário, João Monteles Neto, do grupo Vitória, de Barreirinhas.
Startup Summit
Para a segunda edição do Startup Summit 2019, que acontece de quinta a sexta-feira, 15 e 16, no mesmo local, são esperados mais de três mil startapeiros brasileiros para ouvir 150 palestrantes que são referência no empreendedorismo nacional. O evento é assinado pelo Sebrae e Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) que idealizaram uma feira de negócios para startups com mais de 140 expositores e sete trilhas paralelas de conteúdo – Marketing & Vendas, Tecnologia & Produto, Cultura & Talentos, Ecossistema, Operação, Investimento & Internacionalização e Corporate.
“Sou formado em Processamento de Dados e, depois de um tempo parado, por questões de doença em minha família, retornei este ano ao batente e me vi no universo das startups, ao participar de algumas ações do Sebrae. Estou tão empolgado com esse recomeço que aproveito todas as oportunidades para ampliar para oxigenar as ideias. Participarei dos dois eventos, cheio de grandes expectativas e com muita sede por conhecimento”, coloca Mirkos Freitas, atendido pelo projeto do Desenvolvimento e Fortalecimento de Startups, executado pelo Sebrae na Região Metropolitana de São Luís.
Terão espaço na programação do Startup Summit 2019  representantes das empresas apontadas como os prováveis próximos unicórnios do Brasil — empresas de tecnologia avaliadas em mais de US$ 1 bilhão no mercado, como Roberto Mameli, CTO da Creditas; Jaime de Paula, fundador e CEO da Neoway; João Del Valle, cofundador e COO da EBANX; Marcelo Loureiro, cofundador e CEO da Yellow/Grin; Eric Santos, cofundador e CEO da Resultados Digitais; Bernardo Carneiro, sócio diretor da Stone e Leandro Caldeira, CEO da Gympass.

Leave A Reply