Banhista na Orla de São Luís / Foto: Carlos Wesley, MA+
Após meses sendo classificadas como totalmente impróprias para banho, finalmente alguns trechos da orla da Ilha voltaram a ficar próprios para banho, conforme indicam os dois últimos laudos de balneabilidade divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A notícia animou quem frequenta as praias, que com a chegada do período de seca, se tornam ainda mais procuradas para lazer e diversão de famílias.
Segundo o documento divulgado no dia 2 de agosto, trecho da Praia do Araçagi, próximo ao Fátima’s Bar, tem condições de banho. Já o relatório do último dia 8 indica que o trecho da Praia de São Marcos, em frente à Barraca da Marcela, e o trecho da Praia do Meio, em frente ao Bar do Capiau, estão próprios para banho.
Mesmo com alguns trechos liberados para banho, a grande extensão do litoral continua imprópria. Percentualmente, em mais de 80% da orla o mergulho no mar continua sendo um risco, em razão do alto índice de coliformes fecais. Apesar do perigo, muitos banhistas, desavisados ou não, continuam entrando na água poluída.
Neste domingo, 11, quem foi à praia se animou com a possibilidade de poder tomar banho de mar, sem se preocupar com a poluição. “A gente vem à praia quase todo domingo, porque nossa família gosta muito. Para nós é difícil vir e não poder tomar um banho de mar, mesmo sabendo que a água não está boa. No entanto, sabendo que a poluição está menor, ficamos mais tranquilos, especialmente pelas crianças”, disse Edilma Melo, frequentadora da Avenida Litorânea.
Já Sidnelson Cruz diz que prefere apenas aproveitar a brisa. “Nunca entro na água, porque sei que está suja, então aproveito a areia e o vento para descansar, mas não tomo banho”, diz ele.
Balneabilidade
As condições de balneabilidade das praias de parte da Região Metropolitana de São Luís são resultantes dos laudos laboratoriais emitidos pela Sema. Para o laudo, foram coletadas e analisadas amostras de água de 21 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi.
Para fazer a classificação da balneabilidade – que indica a qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer – são realizados testes a partir de coleta de amostras de águas e análise laboratorial para a avaliação.
Entrar no mar poluído pode trazer riscos à saúde e as doenças mais comuns são as gastroenterites, que podem ser causadas por bactérias ou protozoários, como as amebas, ou por vírus, como o rotavírus e o norovírus. Esses micro-organismos entram no corpo em contato com a água contaminada e pode desencadear vômito, diarreia, cólicas, febre e até sangue nas fezes.
Saiba mais
Balneabilidade
Pontos próprios e impróprios para o banho segundo relatório do dia 8 de agosto
Praia da Ponta d’ Areia – ao lado do Forte Santo Antonio: Impróprio
Praia da Ponta d’ Areia – atrás do Hotel Praia Mar: Impróprio
Praia da Ponta d’ Areia – atrás do Bar do Dodô: Impróprio
Praia da Ponta d’ Areia – em frente a Praça de Apoio ao Banhista: Impróprio
Praia da Ponta d’ Areia – em frente ao Edifício Herbene Regadas: Impróprio
Praia da Ponta d’ Areia – em frente ao Hotel Brisa Mar: Impróprio
Praia de São Marcos – em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s: Impróprio
Praia de São Marcos – em frente a Barraca da Marcela: Próprio
Praia de São Marcos – em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar: Impróprio
Praia de São Marcos – em frente ao Ipem e ao Bar Kalamazoo: Impróprio
Praia de São Marcos – foz do Rio Calhau: Impróprio
Praia do Calhau – à direita da elevatória II da Caema: Impróprio
Praia do Calhau – em frente a Pousada Tambaú: Impróprio
Praia do Calhau – em frente ao Bar Malibu: Impróprio
Praia do Olho d’Água – à direita da Elevatória Pimenta: Impróprio
Praia do Olho d’Água – à direita da Elevatória Iemanjá: Impróprio
Praia do Meio – em frente ao Bar do Capiau: Próprio
Praia do Meio – em frente ao Bar da Praia: Impróprio
Praia do Araçagi – em frente ao Fatima’s Bar: Próprio
Praia do Araçagi – Em frente ao Bar Novo Point: Impróprio
Praia do Araçagi – Em frente ao Bar do Isaac: Impróprio
Fonte: Carla Melo/Oestado)

Leave A Reply