O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão [Detran-MA], iniciou, sábado, 06, no município de Rosário, a primeira ação do projeto “Detran-MA na Estrada”. A iniciativa visa levar para as cidades maranhenses, distantes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), os serviços relativos a veículos e habilitação realizados pela Instituição. O objetivo é facilitar da regularização de veículos e condutores, além de promover maior segurança no trânsito do Estado.
A participação do Detran-MA na  festa da cidade foi uma parceria do Órgão com a Prefeitura Municipal de Rosário e um presente para a população, em virtude da comemoração dos 399 anos do município. Na ocasião, cerca de 300 pessoas foram atendidas.
Segundo, o Diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes, a ação contou com 20 servidores. A adesão ao Programa Moto Legal foi o serviço mais procurado. “Nas cidades do interior, é muito comum encontrar motos em situação irregular. Algumas com documentos atrasados por mais de 3 anos. O Moto Legal é uma oportunidade, porque para cada ano de atraso, o proprietário pagará apenas R$ 30,00 por IPVA e R$ 20,00 pelas taxas do Detran-MA. Não estão inclusas as multas e nem o seguro DPVAT, mas ainda assim, é muito vantajoso”, explicou.
Além dos serviços de emissão de taxas e IPVA, renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vistoria de veículos e atualização cadastral, prestados por servidores do setor operacional, a equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA, também esteve presente em Rosário, com ações do Transitarte.
A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia Farias, ressaltou a importância das ações do Departamento. “A missão do Detran-MA é facilitar a vida das pessoas, oferecendo serviços de qualidade e promovendo segurança. A cidade de Rosário tem buscado parceria com o Detran-MA, principalmente, no apoio às ações educativas. Portanto, é uma honra participar das comemorações dos 399 anos do município”, disse.
Durante a festa, os representantes do Detran-MA receberam certificado de Honra ao Mérito, pelas ações de incentivo à segurança no trânsito. “Entre outros serviços, o Detran-MA vem realizando um excelente trabalho de educação. Estamos felizes com a presença do Departamento em nossa cidade. O presente maior foi para a população que necessita desse atendimento especializado”, disse a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes.
O vigilante, Adílio Brito, foi um dos beneficiados pelo projeto Detran-MA na Estrada. “Estava preocupado, porque a minha moto estava irregular há 02 anos e eu não tinha como viajar para resolver o problema. Agora está tudo certo. Que bom que o Detran-MA veio hoje para nossa cidade”, comemorou.
Portal MA+ no Facebook — Instagran  — Twitter WhatsApp 98434-6482

Leave A Reply