No primeiro encontro de lideranças da região, o Sebrae trabalhou a Construção da Coesão e Identidade do Grupo.  

Prefeitos e suas equipes, lideranças empresariais e representantes da sociedade civil organizada da região dos Lençóis Maranhenses estarão reunidos nesta quinta e sexta-feiras, 21 e 22, em Barreirinhas, para o segundo encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), executado pelo Sebrae até junho deste ano. O evento acontece no Auditório do Lençóis Flat Residence e contará com a presença da diretora de Administração e Finanças da instituição, Rachel Jordão.
A metodologia, exclusiva do Sebrae, está trabalhando o desenvolvimento integrado dos Lençóis Maranhenses, envolvendo, ainda, municípios do Munim e Delta. Participam do programa representantes de Araioses, Barreirinhas, Humberto de Campos, Icatu, Morros, Paulino Neves, Rosário, Santo Amaro do Maranhão, Tutóia e Primeira Cruz.
O objetivo é, ao final de oito encontros, fazer os participantes construírem um plano de ação que contemplará eixos estruturantes e metas para o desenvolvimento regional pautado na sustentabilidade e na cadeia produtiva do Turismo, elencando no conjunto políticas públicas favoráveis ao fomento e crescimento dos pequenos negócios como forma de aumentar a oferta de trabalho e renda.
Focado no diálogo, organização, integração e empoderamento das lideranças locais, o Líder une as três esferas da sociedade – poder público, o empresariado e a sociedade civil organizada, dando-lhes o status de agentes de transformação para que possam protagonizar o processo de desenvolvimento territorial.
O primeiro encontro, realizado em novembro do ano passado, discutiu a regionalização do turismo nas políticas públicas e serviu para a construção da coesão e identidade do conjunto de ações que serão trabalhadas. Para o segundo encontro, os facilitadores do programa abordarão, por meio de palestras, oficinas e dinâmicas, a temática “Gestão compartilhada para a mudança”.
“O programa finaliza em junho deste ano, após os participantes receberem um cabedal de conhecimentos e informações necessárias para subsidiá-los na construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional”, sinaliza a gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento territorial do Sebrae estadual, Cristiane Corrêa.
Para o prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, que novamente será anfitrião de um dos oito encontros do Líder, o programa é uma grande ferramenta para se alcançar o desenvolvimento regional. “Mais uma vez, o Sebrae nos traz uma grande oportunidade de sermos protagonistas de um processo sem volta. Se estivermos unidos e com foco no território, e não apenas em um ou outro município, vamos conseguir transformar a realidade da região”, acredita o gestor municipal.
O Programa Líder Lençóis Maranhenses é executado pela Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Maranhão e operacionalizado pela Unidade Regional da instituição em Lençóis-Munim.
Portal MA+ no Facebook — Instagran  — Twitter WhatsApp 98434-6482

Leave A Reply