Estão abertas, a partir desta quarta-feira (20), as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Lançada pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada tem o objetivo de apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.
O lançamento da edição de 2019 aconteceu na tarde desta quarta (20), em São Paulo, e contou com a participação de parceiros. A Undime foi representada pelo presidente da seccional São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), Luiz Miguel Martins Garcia, e pelos membros da rede de ancoragem da Olimpíada, responsáveis por mobilizar e divulgar o concurso nos estados.
A Olimpíada prevê a realização, com orientação dos professores inscritos, de oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A partir daí, a competição passa por várias etapas, municipais, estaduais e regionais, até se chegar aos 32 estudantes vencedores na etapa nacional. Os professores também recebem prêmios. O tema do concurso este ano é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. Os professores das redes públicas estaduais e municipais podem se inscrever até 30 de abril.
Novidades
Uma novidade em 2019 é que a Olimpíada de Língua Portuguesa vai homenagear a escritora Conceição Evaristo. Outra novidade é a inclusão do gênero textual documentário para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio. As demais categorias são: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9º anos) e artigo de opinião (3º ano do ensino médio). Os professores também participam do concurso por meio do relato de prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões.
Há também novidades entre as premiações, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.
Inscrição
Para que professores e alunos participem da Olimpíada, é necessário que a secretaria de educação à qual a escola é vinculada – municipal ou estadual – faça a inscrição por meio do Portal Escrevendo o Futuro.
Após a realização das oficinas, as escolas terão até o dia 19 de agosto para encaminhar os textos às comissões julgadoras. Para apoiar os professores no desenvolvimento das atividades, o programa fornece material formativo com conteúdos criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula.
Finalistas
Francisco Alves Quirino, 18 anos, de Afogados da Ingazeira (PE), foi um dos finalistas da Olimpíada em 2014 e está iniciando o primeiro semestre como aluno do curso de gestão de políticas públicas, na Universidade de Brasília (UnB). “Fui finalista no gênero crônica e fiquei em segundo lugar com meu texto sobre a vida na feira de Afogados da Ingazeira. Descrevi os frequentadores da feira, moradores da minha região. Escrevi também sobre a fé das pessoas. Foi muito importante participar da olimpíada para ter contato com textos de outros estudantes de todo o Brasil. Adquiri mais conhecimento e experiência e acredito que o impacto foi muito positivo na minha educação”, afirmou.
A professora do Centro de Ensino 05, de Taguatinga (DF), Gabriela Maria de Oliveira Gonçalves, que participou de todas as edições, ressaltou a importância da Olimpíada de Língua Portuguesa para professores e alunos. “Mudou minha prática de ensino na sala de aula. Foi um ganho significativo para mim. Participar de uma olimpíada desenvolve muito a escrita do aluno. Para mim se criou sequência didática, que são oficinas de como se trabalhar os gêneros. O aluno que é classificado tem uma mudança positiva na vida e na elaboração dos textos, além da visão do mundo. Todos que participam ganham uma experiência enorme que vão levar para a vida inteira.” (Fonte: MEC com adaptações/ Fotos: Livia Wu)
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