O período chuvoso no Maranhão requer atenção redobrada dos pais, em especial, daqueles com filhos com idade até 5 anos, os mais vulneráveis ao contágio sazonal das viroses infantis. Nesta época, o fluxo de atendimento no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos aumenta 40% em decorrência das doenças.
Somente em janeiro, oito crianças foram internadas na unidade por causa das viroses. A diretora administrativa do hospital, Andréa Moraes, explica que as consultas com pediatra e pneumologista aumentam bastante durante a intensa temporada chuvosa.
“Devido ao clima mais úmido e quente, as doenças virais aparecem com mais frequência e o fluxo de atendimento na unidade amplia em quase 40% nesse período. Os casos de contaminação acontecem, principalmente, em locais de aglomeração”, pontua.
As viroses mais recorrentes são as respiratórias (adenovírus, rinovírus e sincicial) e as intestinais (rotavírus e astrovírus). Os sintomas das viroses respiratórias podem iniciar com inflamação da mucosa nasal, acompanhada de espirros (coriza), que evolui para tosse e muitas vezes acompanhada de secreção. Em alguns casos, a criança fica com o corpo febril. No caso das viroses intestinais, os sintomas apresentados são diarreias, febres e vômitos.
Com a persistência dos sintomas por até cinco dias, a recomendação é procurar um médico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), como explica o pediatra Cláudio Araújo. “A ida ao pediatra é fundamental porque o especialista consegue controlar o quadro clínico com medidas de hidratação para que a doença não evolua para uma bronquite ou pneumonia e sejam necessárias medicações à base de antibióticos ou a internação”, instrui.
O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Medidas preventivas
Neste período, os especialistas orientam os pais a adotar algumas medidas de prevenção, como preparar uma alimentação mais leve, usar roupas adequadas e fazer hidratação constante. Evitar horários e locais com aglomeração de pessoas como parques e shoppings. Deixar a casa arejada, com a limpeza do ar-condicionado, ventilador e filtros de ar. Em crianças alérgicas, evitar contato com carpete e tapete, por serem mais vulneráveis aos ácaros.
“É muito importante manter a carteira de vacinação atualizada. Várias dessas doenças e viroses podem ser evitadas. A partir do sexto mês de idade, as Unidades Básicas de Saúde oferecem gratuitamente a vacina contra a gripe, por exemplo”, destacou o pediatra. (Fonte: SES/MA)
Portal MA+ no Facebook — Instagran  — Twitter WhatsApp 98434-6482

Leave A Reply