Portal da Cidade no Km 08, BR 402, no povoado Prata / Foto: MA+
portal MA+
As obras dos Portais da Cidade, custeado pelo Ministério do Turismo e Prefeitura de Rosário, avança e segue para etapa de conclusão nos próximos meses. O município de Rosário será beneficiado com dois portais, sendo no sentido crescente da rodovia: um na entrada do município, km 08 da BR 402, Vila Esperança e outro no km 10, da BR 402, no bairro Prata na saída da cidade.
Ao longo do ano de 2016 e meados de 2018, o município de Rosário foi afetado no andamento da conclusão da obra devido a crise econômica do país e a troca de governo, que paralisaram os repasses.
Projeto refeito — O projeto desenhado e apresentado pela Prefeitura de Rosário, no inicio de 2014, quando foi finalizado o processo de licitação e apresentação de documentos finais da empresa vencedora sofreu resistência e modificações pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O primeiro projeto apresentado pela prefeitura de Rosário que contemplava cobertura, base de apoio, revestimentos e banheiros, foi descartado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela extensão e dimensionamento as margens da rodovia federal BR 402, de Bacabeira (KM 0) à Barreirinhas (km 200).
Andamento — Ainda com apenas um repasse feito pelo Ministério do Turismo, foi realizado o levante das bases estruturais. Foram utilizados na época, moto niveladora, retro escavadeira, caçambas basculantes, desmatamento, limpeza e o transporte de material para iniciar o nivelamento da base em ralação a pista de rodagem da BR 402.
Na época a prefeitura municipal de Rosário, enfrentava entraves com a Companhia Energética do Maranhão — CEMAR, para realizar o afastamento dos postes, juntamente com rede de alta tensão, no KM 08 na BR 402.
Dezembro de 2018 — Na fase de conclusão, os portais da cidade segue o novo projeto aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). No inicio do mês foram içados as peças que levará o nome da cidade, dando referencia ao perímetro do município de Rosário.
O MA+, entrou em contato com Secretário de Infraestrutura do Município, Engenheiro Carvalho, que destacou alguns pontos do andamento das obras na BR 402.
a sociedade precisa aguardar a conclusão dos portais da cidade. Além do já realizado, os portais irão contemplar, iluminação, fechamento de alvenaria, revestimento e outros detalhes — destacou o secretário Carvalho.
Em contato com prefeita do município de Rosário, Irlahi Moraes, a gestora destacou o empenho do executivo para a conclusão da obra.
saímos de um projeto reprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), iniciamos em seguida os trabalhos do novo projeto ainda com pouco recursos em caixa; e estamos trabalhando para concluir. Após a alvenaria, iluminação, revestimentos e outros, entregaremos para Caixa Econômica Federal, onde posteriormente podemos fazer alterações, dando um toque mais rosariense na estrutura — disse a prefeita Irlahi.

Leave A Reply