Os empresários da JBS Joesley Batista, Ricardo Saud e Demilton de Castro foram presos na manhã desta sexta-feira (9) em uma operação que investiga suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura no governo da presidente Dilma Rousseff (PT). o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB), era o ministro da pasta na época e também foi preso em uma fazenda de Vazante, no Noroeste de Minas.
Os 19 mandados de prisão temporária e 63 de busca e apreensão são cumpridos no Distrito Federal e em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso. A operação é resultado de mais uma fase da operação Lava Jato, deflagrada em pelo menos quatro estados.
Chamada “Capitu”, uma provável alusão à trama de traição de Machado de Assis, a investigação gira em torno de um esquema de corrupção que teria acontecido em 2013, quando o vice-governador era ministro da Agricultura do governo Dilma Rousseff (PT).
Com 26 mandados sendo cumpridos somente em Belo Horizonte, a Polícia Federal está nas ruas da capital e, segundo informações extra-oficiais, também estariam na mira da corporação deputados estaduais de Minas Gerais.
A base da operação seria a delação de um dos operadores do MDB, Lúcio Bolonha Funaro, que foi preso em 2016 pela Lava Jato. Ele e o ex-governador estariam envolvidos em um esquema de corrupção firmado com a empresa JBS.

Leave A Reply