Primeira pesquisa após o fim do primeiro turno coloca candidato do PSL à frente de petista. Com o fim do primeiro turno, uma nova eleição começou já no final do domingo (7), quando os nomes de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) foram os escolhidos pelo eleitorado para disputarem o segundo turno. E já nesta quarta-feira (10), a primeira pesquisa eleitoral do Datafolha foi divulgada, colocando Bolsonaro à frente com 58% dos votos válidos, contra 42% de Haddad.
No primeiro turno, o candidato do PSL teve 46% dos votos válidos, contra 29,2% do petista. Foram entrevistadas 3.235 pessoas em 227 municípios nesta quarta. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo.
Levando-se em conta os votos brancos e nulos, Bolsonaro aparece com 49%, enquanto Haddad soma 36%. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 6% se declararam indecisos.
Por região, o cenário do primeiro turno se repete. Fernando Haddad vence apenas no Nordeste, onde soma 52% dos votos, contra 32% de Bolsonaro. E o capitão da reserva vence no Sul (60% a 26%), no Sudeste (55% a 32%) Centro-Oeste (59% a 27%) e no Norte (51% a 40%).
Mesmo entre as mulheres, o capitão da reserva vence com 42%, contra 39% do ex-prefeito de São Paulo. Entre os homens a vantagem é bem superior, 57% a 33%.
Quando o ponto analisado é renda familiar, Bolsonaro é o favorito entre os que ganham entre cinco e dez salários mínimos ou mais, com 62% do eleitorado, e também entre aqueles que tem ensino superior, 58%. Já Haddad leva a melhor nos outros extremos, com 44% daqueles que tem apenas Ensino Fundamental e o mesmo índice com pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos.
No campo religioso, o candidato do PSL também aparece à frente, com 60% dos votos dos evangélicos, contra 26% do rival, e também entre os católicos, onde a pesquisa registrou 46% a 40%. (Por Léo Sominini)

Siga o MA+ no Facebook — Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482