O Banco do Nordeste anunciou que já está em processo de escolha da empresa organizadora do próximo edital de concurso público (Concurso Banco do Nordeste 2018). De acordo com informações da instituição, as vagas serão destinadas aos cargos de Analista Bancário, de nível médio, e Especialista Técnico – Analista de Sistemas, de nível superior. O documento de abertura está previsto para sair ainda este mês.
Os candidatos selecionados poderão compor o quadro de funcionários do Banco do Nordeste, que possui hoje 292 agências distribuídas em todo o Nordeste, além do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. O BNB é o banco de desenvolvimento da região, atuando com crédito de longo prazo e com programas de microfinanças urbana (Crediamigo) e rural (Agroamigo). No crédito de longo prazo, o Banco é o operador exclusivo do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Somente este ano, a instituição, que possui mais de 4 milhões de clientes, já aplicou volume superior a R$ 19 bilhões na economia regional.
O Banco chegou a anunciar um concurso em 2015 com vagas para nível superior, no entanto o certame acabou não acontecendo. Na ocasião, a Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP) havia sido escolhida organizadora. O último edital para analista bancário foi divulgado em 2014, enquanto o cargo de Especialista esteve ofertado no edital divulgado em 2010.
Edital em 2010 para três cargos
O concurso do Banco do Nordeste divulgado em 2010 contou com 252 vagas distribuídas entre cargos de analista bancário, analista técnico e especialista técnico. As provas objetivas tiveram questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Bancários e Conhecimentos Específicos a cada cargo, além da prova discursiva para todos. A organização foi da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP).
Edital em 2014 foi para Analista Bancário
Em 2014, o Banco divulgou a abertura de edital apenas para o cargo de Analista Bancário (nível médio). Para participar foi necessário certificado, devidamente registrado, de curso de Nível Médio completo, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.
Os aprovados foram lotados em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
As provas foram aplicadas em Aracaju (SE), Barreiras (BA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cajazeiras (PB), Campina Grande (PB), Caxias (MA), Feira de Santana (BA), Floriano (PI), Fortaleza (CE), Garanhuns (PE), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), João Pessoa (PB), Juazeiro (BA), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL), Montes Claros (MG), Mossoró (RN), Natal (RN), Parnaíba (PI), Paulo Afonso (BA), Petrolina (PE), Recife (PE), Salgueiro (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), São Mateus (ES), Sobral (CE), Teixeira de Freitas (BA), Teresina (PI), Teófilo Otoni (MG), Vitória (ES) e Vitória da Conquista (BA).

Siga o MA+ no Facebook — Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482