O Arraial do Ilha, no Shopping da Ilha, chegou ao terceiro dia de programação, nesse domingo (10). O cacuriá mirim Rabo de Saia, dança portuguesa Império de Lisboa e o boi de Axixá animaram e encantaram o público no palco do arraial mais arretado da cidade.
A tarde começou com uma contação de histórias com o pessoal da companhia Bumba-Cultura. O grupo interagiu com as crianças que, atentas, acompanharam as historinhas. “Eu acho muito legal essa forma de apresentar e ensinar um pouco mais da nossa cultura para as crianças. Elas precisam conhecer a nossa história”, conta Cibele Alves, mãe de uma das crianças.
Cacuriá infantil Rabo de Saia
Logo em seguida, quem subiu ao palco foi o cacuriá mirim Rabo de Saia. O grupo, que existe há 20 anos, vem do tradicional bairro Liberdade, em São Luís. Formado por crianças e pré-adolescentes, o grupo visa trazer o público infantil para participar desde cedo das manifestações culturais maranhenses. “Nosso cacuriá é uma brincadeira de criança. É isso que fazemos há 20 anos com muita responsabilidade”, afirma Rejane Silva, coordenadora do cacuriá.
Dança Portuguesa Império de Lisboa
Vinda do bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, Região Metropolitana de São Luís, o grupo de dança portuguesa, que existe há 18 anos, levou todo o brilho e sofisticação do ritmo para o arraial mais arretado da cidade.
Este ano, a dança portuguesa Império de Lisboa, em seu espetáculo novo, contou um pouco sobre as notas musicais.
Boi de Axixá
Fechando a noite com chave de ouro, um dos grupos de Bumba meu boi mais tradicionais do Maranhão, o Boi de Axixá, sotaque de orquestra, encantou o grande público que lotou a praça de eventos do Shopping da Ilha.
O Boi de Axixá existe há 59 anos. Com a beleza das índias e vaqueiros, o boi levou o público ao delírio ao cantar uma das suas principais toadas, “Bela Mocidade”. “Queremos agradecer por mais esta oportunidade. Agradecemos, em especial, ao povo axixaense”, lembrou Leila Naiva, presidente do grupo.
Barraquinhas e prêmios
Quem vai ao Arraial do Ilha também tem a disposição várias barraquinhas, entre eles, a bola na lata, pescaria e copa kids, todas valendo prêmios de até R$ 1.000!
Outra barraca que também está sendo bem procurada no Arraial do Ilha, é a do Mateus Supermercado, onde é possível encontrar deliciosas comidas típicas maranhenses. “Eu tô amando essa estrutura e conforto do Arraial do Ilha. Está tudo de bom!”, afirma a recepcionista Dolores Mendes.
Nesta segunda-feira (11), a programação continua. A grande atração da noite é o Boi Barrica. (Adriano Soares/Na Mira)

Siga o MA+ no Facebook — Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482