Após a recuperação total da pista, o DNIT liberou o tráfego no km 331 da BR 135/MA, entre Dom Pedro e Presidente Dutra. A liberação ocorreu na última sexta-feira (11), com o trânsito operando normalmente nas duas vias.
A rodovia havia sido interditada, no dia 10 de abril deste ano, devido a uma erosão que causou um corte na pista, provocada pelo intenso volume de chuvas que atingiram severamente a região. Três dias após o rompimento (13 de abril), foi dada passagem aos veículos em uma das faixas, com o sistema “Pare e Siga” funcionando 24 horas. Dia 11 de maio foram finalizadas as obras na segunda faixa, construída após o nível da água baixar e permitir a execução dos serviços.
Em razão do grande volume de água que escoava no local, o serviço constou basicamente da construção de um colchão de “rachões”, coroado com camada de brita graduada, sobre o qual se assentou novos tubos de concreto para o escoamento da água existente no local. Após a colocação dos tubos, foi completada a terraplenagem, construída a sub-base e a base.
A faixa de rolamento foi protegida, sem a construção da capa asfáltica. Somente após a verificação da devida estabilidade na base que foi construída (passível de ‘acomodação’, pois está assentada sobre um colchão de pedras (rachão), poderá ser feita a capa asfáltica.
O local está devidamente sinalizado, indicando as intervenções realizadas, chamando a atenção do usuário para a ausência da capa asfáltica.
Ressalta-se que a solução utilizada para a recuperação desse trecho da rodovia foi a possível de ser executada nesse momento para permitir a total fluidez do tráfego no local.
O DNIT realizará licitação para a construção de um novo bueiro, em local distinto do que rompeu, para a solução definitiva do problema.

Siga o MA+ no Facebook — Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482