A Prefeitura de Rosário sediou, na manhã desta terça-feira (24), reunião com o objetivo de articular a participação das prefeituras que integram o Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense (CONLESTE) na 21ª Marcha em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e prevista para acontecer no mês de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Rosário, a reunião foi presidida pelo gerente executivo do CONLESTE, Ozenildo José Pereira, e coordenada pelo consultor da CNM, Eduardo Stranz, mobilizando a presença da prefeita de Rosário, Irlahi Moraes (MDB); do prefeito de Morros, Sidrack Feitosa; da prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo; do prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo; do prefeito de Humberto de Campos, José Ribamar, além de secretários e representantes dos municípios participantes.
“Este é um momento importante que precisamos cada vez mais estarmos unidos e em parceria na garantia de recursos e compensações para os municípios e que são um direito da população”, disse a prefeita Irlahi Moraes, na abertura da reunião.
Durante o encontro foram apresentados alguns desafios na gestão municipal que deverão ser encaminhados com propostas de soluções aos poderes executivo, legislativo e judiciário durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília.

“Viemos apresentar aos prefeitos do Maranhão as pautas da Confederação que são prioritárias para encaminhar na marcha, entre elas, a decisão imediata do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a redistribuição dos royalties da exploração do petróleo e a execução do novo ICMS que vai aumentar a arrecadação municipal”, destacou Eduardo Stranz, consultor da CNM.
Agendada para o período de 21 a 24 de maio, a Marcha em Defesa dos Municípios é promovida anualmente e se tornou um dos maiores eventos políticos no Brasil. Na reunião em Rosário foram debatidos também outros pontos, como a solução de obras inacabadas de UPA’S, creches, dívidas previdenciárias municipalizadas, destinação dos resíduos sólidos, precatórios e aumento do fundo de participação dos municípios.
O gerente executivo do CONLESTE, Ozenildo José Pereira, ressaltou que a mobilização dos prefeitos no estado tem o caráter político na busca por soluções de demandas comuns a todos os municípios.
“Vamos montar uma agenda com os prefeitos e incentivar a ampla participação, oferecendo serviços de consultoria multidisciplinar e pacotes para reduzir os custos de hospedagem e translado até Brasília, com o objetivo de fazer a marcha acontecer junto às bancadas e os ministérios”, disse Ozenildo Pereira.
Sobre o CONLESTE — Criado em 2005 para garantir o desenvolvimento econômico e humano dos municípios, o consórcio era, inicialmente, uma Agência Intermunicipal (AGE Consórcios). Em fevereiro de 2012, a AGE Consórcios é aprovada, em assembleia geral, como Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense, sob forma de pessoa jurídica de associação pública – entidade Autárquica, com a participação de 40 municípios associados.

Siga o MA+ no Facebook — Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482

Leave A Reply