Lívio Corrêa com o prefeito Sidrack Feitosa. (Foto: Divulgação)
O presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Jonas Mendonça Corrêa, cumpriu agenda nas cidades maranhenses que fazem parte da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL) nesta semana. As cidades visitadas nesta primeira etapa da ação foram Raposa, Rosário, Icatu, Morros, Cachoeira Grande e Presidente Juscelino.
O objetivo da ação foi tratar da Carta Metropolitana, do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana da Grande São Luís e do Termo de Cooperação para viabilizar o serviço de transbordo, transporte e disposição final dos resíduos sólidos urbanos. “Além disso, foram tratadas questões diversas relacionadas a projetos municipais para o desenvolvimento da Região Metropolitana”, destaca o presidente da Agem, Lívio Corrêa.
A programação de visitas foi iniciada em Raposa, na terça-feira, 17. No município, Lívio Corrêa conversou com a prefeita Talita Laci, quer aproveitou para falar sobre algumas demandas municipais que podem ser trabalhadas em parceria com a Agência Executiva Metropolitana. “Queríamos um canal que facilitasse nosso contato com as secretarias estaduais e com o Governo e percebemos que, com a Agem, esse processo será facilitado”, disse Talita.
O prefeito de Icatu, José Ribamar Moreira Gonçalves, o Dunga, também destacou o diálogo direto que a Agência Executiva Metropolitana permite com o Governo do Estado. “É uma forma de ‘fazer acontecer’, pois os municípios necessitam de um apoio efetivo da administração estadual, para que possamos proporcionar maior desenvolvimento às nossas cidades e cidadãos”, destacou.
Em Rosário, com a prefeita Irlahi Moraes, o presidente da Agem tratou sobre as temáticas centrais da reunião e, ainda, sobre ações que vêm sendo desenvolvidas pela administração municipal. “É estimulante sabermos que podemos contar com o apoio de um órgão como a Agem. Quando as cidades da Região Metropolitana atuam em parceria, os projetos ganham visibilidade e as chances de serem aprovados se ampliam”, afirmou Irlahi.
Sidrack Feitosa, prefeito de Morros, enfatizou que o município está disponível para a elaboração e execução de projetos em conjunto com toda a Região Metropolitana de São Luís, bem como destacou o avanço gerado pelo Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e pelo Termo de Cooperação. “Uma das grandes cobranças do Ministério Público aos gestores municipais refere-se ao manejo do lixo produzido. Com este projeto em conjunto passamos a ter maior garantia de ações para resolver esta demanda”, comemorou o prefeito.
Em Cachoeira Grande, a reunião aconteceu com o vice-prefeito da cidade, Manoel de Jesus Muniz Santos, o Bago, e com secretários municipais e representantes de secretarias. “Uma articulação com a Agem vai viabilizar, inclusive, a obtenção de recursos federais para investirmos em nosso município”, afirmou Bago, que também lembrou da necessidade de investir em infraestrutura para o turismo na região. “Com essa parceria gerada pela Agência Executiva poderemos ter mais segurança para elaborar projetos neste sentido”, acrescentou o vice-prefeito.
A última cidade visitada foi Presidente Juscelino, onde Lívio Corrêa conversou com o prefeito Magno Teixeira e com a secretária de Educação, Izamara Silva e Silva. O gestor destacou as ações que a administração municipal vem desenvolvendo, inclusive na área de resíduos sólidos, mas que, com o apoio da Agem, os projetos podem ser potencializados. “A Agência, assim, se coloca como um importante órgão auxiliador no desenvolvimento de projetos, o que só tende a beneficiar nossa cidade”, afirmou.
Projetos e Termos — A Carta Metropolitana é composta por propostas extraídas da I Conferência Metropolitana da Grande São Luís, realizada em outubro do ano passado. O objetivo do documento é gerar recomendações aos administradores municipais, para a boa gestão das Funções Públicas de Interesse Comum. Já o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana da Grande São Luís define as políticas e estabelece as diretrizes para a gestão integrada de resíduos sólidos na Região Metropolitana.
“O Termo de Cooperação, por sua vez, visa viabilizar o serviço de transbordo, transporte e disposição final dos resíduos sólidos urbanos para os municípios”, reforça Lívio Corrêa.
A agenda de visitas da Agência Executiva Metropolitana prevê, ainda, visita aos municípios de Bacabeira, Axixá e Alcântara.

Siga o MA+ no Facebook — Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482

Leave A Reply