Foram quase cinco anos de ações do Sebrae em parceria com o poder público municipal e trade da região de Barreirinhas, que resultaram na implantação do sistema que é pioneiro no país.

Desde a ultima segunda-feira (05), turistas que tem a Rota das Emoções como destino, já podem contar efetivamente com o sistema de Voucher Digital, implantado em Barreirinhas e que permite a venda de pacotes turísticos de forma eletrônica. A cidade de Barreirinhas é pioneira na implantação do sistema, graças ao empenho do Sebrae, prefeitura municipal e trade turístico local, sendo uma conquista extremamente importante para o futuro turístico do município e do Maranhão.
Durante todo o mês de fevereiro, o sistema de Voucher Digital em Barreirinhas funcionou em caráter experimental, mas a partir do mês de março, o sistema está em pleno funcionamento. A médio prazo, acesso aos diversos passeios e atrativos só serão possíveis com a pulseira validada pelo sistema, que atualmente conta com o apoio de três pontos de verificação dos dados: no Porto dos Banhos, no Porto de Santo Antônio e no Porto Maria Bastos. Após uma rápida parada para validação do voucher, os passeios são realizados normalmente. Desta maneira, o sistema promove um controle eficaz da atividade turística no município.
O Voucher é uma ferramenta de ordenamento turístico que demandou um grande esforço, tanto do Sebrae como do poder público municipal e dos empreendedores do setor de turismo. Nos orgulha muito o fato de o Voucher ter sido algo que nasceu do esforço comum de todos os interessados no desenvolvimento do setor turístico, onde só quem tem a ganhar com isso é o visitante da Rota das Emoções, que irá encontrar passeios mais organizados e estruturados”, destaca o Gerente Estadual dos Projetos de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Luís Walter Muniz.
O sistema do Voucher funciona com a prefeitura disponibilizando para as agências de turismo cadastradas, um documento de preenchimento eletrônico que comprova o pagamento e o direito ao uso de um serviço ou um produto turístico, a partir do qual as agências podem comercializar para os visitantes dos atrativos. Após a compra por parte do turista junto à agência, todos os seus dados pessoais e dados do roteiro que irá realizar como, horário, data, destino, valores do passeio, são carregados em uma pequena pulseira, onde as informações contidas nela podem ser lidas nos terminais de controles localizados nos pontos de partidas dos atrativos.
Para o Diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, o Voucher será uma ferramenta que ampliará os dados positivos da Rota das Emoções nesses quase onze anos de existência do roteiro.
“Indicadores como redução da informalidade dos negócios da rota para menos de 20% do total de empreendimentos, o aumento do total de empresas que operam no destino, a elevação da permanência do turista – que passou de dois dias para oito dias,  aumento do número de leitos, que hoje contabilizam 3.912, a elevação do faturamento das empresas e, por conseguinte, o aumento da renda no território, aumento de intercâmbio nacional e internacional, aumento da geração de emprego trabalho e renda na região, implantação de uma nova cultura empreendedora no estado,  65 agências de viagens parceiras no destino e nos portais de entrada (capitais São Luís, Teresina e Fortaleza), são alguns dos indicadores que comprovam o sucesso e a evolução da Rota das Emoções. Além disso, a Rota figura na prateleira de cinquenta e cinco operadoras nacionais e seis internacionais, o que eleva o número de turistas nos Lençóis.  Acredito que o Voucher está chegando para maximizar ainda mais esses resultados do destino turístico”, afirma Martins.
O prefeito de Barreirinhas Alberico Filho ressalta o pioneirismo e o apoio que o poder público recebeu durante a implantação do sistema. “Tenho a convicção que o exemplo que Barreirinhas irá passar com a experiência do Voucher, que contou com parcerias público privadas e apoio do Sebrae, vale a pena. Dos 5.570 municípios do Brasil, Barreirinhas é a primeira na implantação do Voucher Digital, isso nos coloca na vitrine para todo o país”, ressalta o prefeito.
Histórico e Vantagens do sistema — O sistema de voucher eletrônico é pioneiro no país, outros atrativos nacionais utilizam algo semelhante, porém sem a inovação da parte eletrônica desenvolvida em Barreirinhas.  O Sebrae contribui com a implantação do voucher digital em Barreirinhas, em um processo que durou quase cinco anos, com a realização de encontros para discutir o assunto com o trade e o poder público local, bem como missões técnicas para troca de experiências.
Em 2014, por exemplo, foi organizada a visita de um grupo de empresários e representantes da Prefeitura Municipal de Barreirinhas a Bonito, no Mato Grosso do Sul, um dos polos de ecoturismo do país que utiliza um sistema de voucher para ordenar e controlar a visitação em seus quase 40 atrativos, sendo a maioria deles localizados em propriedades particulares.
O Voucher Digital proporcionará redução nos custos de impressão de formulários, aquisição de papéis, armazenamento de documentos fiscais, elaboração de gráficos comparativos e relatórios gerenciais, além de ampliação da base de contribuintes e consequentemente a diminuição da burocracia.
O sistema irá promover uma maior agilidade, economia e controle financeiro por parte da administração municipal e agências de turismo, com relação as visitações aos atrativos turísticos do Parque Nacional dos Lençóis, um dos principais atrativos da Rota das Emoções, além de ajudar na identificação de melhorias na infra- estrutura do roteiro, uma vez que com os dados
Funcionamento do sistema voucher
Prefeitura — Emite, controla e cobra o ISS das agências de turismo. Cadastra e fiscaliza para que as agências atuem em conformidade com a legislação. Disponibiliza controle e fornece os Vouchers para agências de viagens cadastradas;
Agencia de viagem — Auxilia a prefeitura para que nenhum atrativo drible a legislação e atentada público diretamente. Preenche os Vouchers e escolhe o guia de turismo que irá acompanhar o turista ou o grupo.
O Guia de turismo — Fiscaliza para que nenhum passeio ou agência de viagens venda serviços sem o acompanhamento de guias e acompanha o grupo.
Atrativo — Cobra a prefeitura para que nenhum atrativo possa atuar no município sem respeitar a legislação. Não aceitam turistas sem Voucher.
Turista — Tem a garantia de bons serviços e preço justo.

Siga o MA+ no Facebook — Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482

Leave A Reply